O crescimento da mobilidade elétrica abre muitas oportunidades de negócio, como o mercado de tecnologia para gerenciamento de plataformas para recarga de veículos elétricos, área que a Voltbras, uma startup brasileira sediada em Florianópolis (SC), vem ampliando sua participação, inclusive, com a expansão para mercados internacionais.
Além do gerenciamento de plataformas de carregamento para EVs, a Voltbras desenvolve um aplicativo white label que as empresas oferecem para o consumidor final, facilitando o carregamento.
E para expandir seus negócios, a empresa tem marcado presença em outros mercados da América Latina, como Bolívia, Panamá e Uruguai.
“Estar entrando em países da América Latina é muito importante para a Voltbras. Parcerias internacionais são muito importantes para gerar mais autoridade para a nossa marca e estreitar laços comerciais entre os países. Além de, no nosso caso, entregar tecnologia de ponta para o setor de mobilidade elétrica dos nossos vizinhos”, afirma Ana Luiza Berti, da Voltbras.
Através da plataforma, os donos de veículos elétricos (VEs) têm acesso a formas de pagamento, mapa de carregadores com disponibilidade em tempo real, agendamento de recargas e planejador de rotas. Já na interface para o gestor da rede, a plataforma mostra dados relacionados a cobrança e precificação, uso de carregadores e volume de usuários, em um dashboard intuitivo.
No Panamá, por exemplo, a startup firmou parceria com a Greenspace e-mobility. Através do aplicativo, motoristas podem controlar seu consumo e o processo de recarga de onde estiverem, além de possibilitar a empresas o controle das frotas comerciais. Os usuários também têm a possibilidade de localizar os pontos de recarga mais próximos através de um mapa.
Já na Bolívia, a Voltbras oferece a possibilidade de recarga de bicicletas elétricas gratuitamente, em uma iniciativa viabilizada pela Autoridade de Controle de Eletricidade e Tecnologia Nuclear (AETN) e pela Empresa Nacional de Electricidade (ENDE).
Através de parceria com a EDP Brasil, uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e no mundo, a Voltbras está presente também no Uruguai, apoiando o gerenciamento de recargas de veículos elétricos.
“Um dos grandes desafios na popularização dos veículos elétricos é a integração das grandes redes de recarga, para que as pessoas possam se deslocar tanto no Brasil, país de dimensões continentais, quanto em outros países da América Latina, de forma fluida e com previsibilidade. Sendo assim, disponibilizar e rentabilizar eletropostos é nosso compromisso, queremos escrever o futuro da mobilidade elétrica na América Latina”, diz Ana Luiza Berti, da Voltbras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado